Mudança da medida do pneu

A modificação das medidas de pneus em um carro, podem trazer resultados positivos em diversos aspectos, como estética, conforto e segurança. Mas será que dá pra fazer essa modificação livremente? Confira aqui!

 

Uma das principais alterações quando se pensa em alterar o visual e comportamento dinâmico do carro, é o conjunto de rodas e pneus. E quando se quer manter as rodas originais de fábrica, porém obter mudança no carro, podem ser substituídos apenas os pneus, realizando alteração na medida deles.

 

A largura e o perfil do pneu podem ser alterados, mas é importante ter em mente, que não deve ser realizada uma mudança brusca, pois da mesma forma que a mudança pode trazer benefícios, também pode piorar o comportamento do carro. Abaixo, separamos os pontos positivos e negativos dessas alterações:

 

Largura

Aumentar a largura do pneu, garante maior estabilidade em alta velocidade e aderência em curvas e frenagens, já que haverá maior contato com a pista. Em contrapartida, pode aumentar o consumo e o peso da direção.

 

Perfil

O perfil, que é a lateral do pneu, representado por um número percentual à largura, é uma parte muito importante. A sua redução proporciona um comportamento mais esportivo ao carro, com mais estabilidade e aderência, pois haverá uma área menor para “dobrar” em curvas e frenagens, tornando as respostas da direção e dos comandos do carro muito mais rápidas. Porém, também é a área responsável por absorver impactos, portanto, com o perfil mais baixo a roda ficará mais suscetível a danos causados por buracos, calçadas e outras situações rotineiras. O perfil mais baixo também reduz o conforto de rodagem.

 

Como realizar a alteração sem exageros:

É importante não exagerar nas mudanças, garantindo assim sensíveis melhoras no comportamento do carro, de uma maneira que não sejam mudanças prejudiciais. Manter o diâmetro total externo igual ou similar, é muito importante, então quando aumentar a largura em 1cm, por exemplo, é importante reduzir o perfil em 5%. Existem calculadoras de diâmetro externo facilmente encontradas na internet, que podem auxiliar nessa mudança.  Manter este número igual ou muito próximo do original, vai trazer os benefícios da alteração realizada, sem causar erro na leitura do velocímetro e odômetro, além de prejudicar mesmo até a relação de marchas do câmbio do veículo.

 

Se você tem interesse em aumentar também o aro das rodas, confira aqui o que nós falamos sobre essa mudança. E se busca pneus novos para realizar a alteração, na Itaro você encontra todas as marcas e modelos disponíveis no mercado, que vão deixar o seu carro ainda melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *